Anterior Próximo

Alterações Climáticas

Qual é o limite de aquecimento global estipulado?

O compromisso assumido no Acordo de Paris, em 2015, prevê esforços para limitar o aquecimento da temperatura (relativamente aos valores de 1990) bem abaixo dos 2oC (o objetivo é que seja limitado a 1,5oC), de modo a reduzir os riscos e impactes das alterações climáticas.

Em linha com este objetivo e através do Quadro de Ação relativo ao Clima e à Energia, a União Europeia comprometeu-se a reduzir 20% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) até 2020 – e pelo menos 40% até 2030 –, face aos níveis registados em 1990. O Roteiro da UE de Transição para uma Economia Hipocarbónica competitiva em 2050 define uma meta de 80% de redução das emissões de GEE a longo prazo.

Alguns resultados de estudos têm vindo a mostrar que os modelos podem estar a subestimar o aquecimento estimado para 2100 e que as temperaturas poderão atingir um aumento de 3-5ºC. Estes são valores acima do limite de 2oC estabelecido, muito embora existam meios económicos e tecnológicos para limitar este aumento a 1,5oC. Existem evidências que mostram que temos apenas 5% de probabilidades de limitar o aquecimento a 2oC e um relatório da EU mostrou que o cumprimento dos acordos atuais ficaria aquém, atingindo-se um aumento de cerca de 3oC.

Anterior Próximo