Anterior Próximo

Bioeconomia

O que é a pegada ecológica?

A pegada ecológica é um indicador da quantidade de recursos consumidos. A pegada ecológica total é uma medida da área de terra biologicamente produtiva e de água que a população necessita para satisfazer o consumo, num dado momento, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos.

Pode calcular-se a pegada ecológica do planeta, de uma região ou país, ou de apenas uma pessoa ou produto. Olhar para a pegada ecológica das pessoas de cada país dá-nos uma ideia de onde estão a ser consumidos os recursos globais. A variação dos valores resulta dos diferentes estilos de vida e padrões de consumo, incluindo a quantidade de comida, bens e serviços consumidos, a quantidade de recursos naturais usados e o dióxido de carbono emitido como resultado do fornecimento desses bens e serviços.

A explosão demográfica (éramos cerca de mil milhões em 1800, dois mil milhões em 1927, quatro mil milhões em 1974, seis mil milhões em 1999, atingimos os sete mil milhões em 2011/2012 e estima-se que cheguemos aos oito mil milhões em 2026) e os diferentes padrões de consumo e estilos de vida em diferentes partes do mundo estão na origem das diferentes pegadas ecológicas que têm levado a um crescendo do consumo de recursos: nos últimos 50 anos a pegada ecológica global aumentou em cerca de 190%, sublinha o Living Planet Report 2018, da WWF.

 

Mapa da pegada ecológica gerada, em média, por pessoa nos diferentes países (2016)

 

mapa de pegada ecológica

Fonte: Footprint Network

 

Para viver dentro dos limites dos recursos do planeta, a pegada ecológica mundial teria de ser igual à biocapacidade da Terra. Ou seja, para alcançar este equilíbrio, a pegada ecológica média de cada pessoa teria de ser atualmente inferior a 1,7 hectares globais (gha), pois é essa a biocapacidade média do nosso planeta, segundo a Footprint Network.

Atualmente, a nossa pegada ecológica é maior do que a biocapacidade do nosso planeta. A pegada ecológica mundial era de 2,75 gha por pessoa em 2016, segundo os últimos dados da Global Footprint Network. A pegada ecológica média de cada português no mesmo ano era de 4,1 gha, face a uma biocapacidade de 1,3 gha em Portugal.

 

Fonte: Footprint Network

Anterior Próximo