Incêndios Rurais
O Fire Weather Index (FWI) é uma ferramenta para a classificação da perigosidade meteorológica de incêndio desenvolvida pelo Serviço Canadiano de Florestas e amplamente usada pelos países europeus. A sua escala de avaliação compreende cinco classes de risco:
1. Reduzido:
2. Moderado;
3. Elevado;
4. Muito elevado;
5. Máximo ou extremo.
A classificação do risco é composta por vários subíndices, que incluem variáveis como a temperatura do ar e a sua humidade relativa, a velocidade do vento, a precipitação, a quantidade de combustíveis disponíveis e a respetiva humidade.
Fogo
Em 2017, ano dos mais severos incêndios rurais de que há memória, a área ardida em Portugal representou 41% de todo o território europeu devastado pelo fogo. Para além das perturbações causadas pelas alterações climáticas, os números refletem mudanças significativas de utilização do espaço rural.
Fogo
Nos últimos anos, tem aumentado o número de grandes incêndios que atingem as áreas rurais. Pela dimensão e intensidade do fogo, esta nova geração de incêndios dá origem a áreas ardidas mais extensas, com impacte socioeconómico significativo e perda de vidas.