Incêndios Rurais
O índice de risco de incêndio florestal, que é disponibilizado pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, resulta da combinação de dois índices: o índice meteorológico de perigo de incêndio florestal (FWI) e a Perigosidade de Incêndio Florestal.
O FWI (Fire Weather Index) permite estimar o perigo de incêndio, a partir de seis índices que quantificam os efeitos da humidade dos combustíveis e do vento no comportamento do fogo. É calculado diariamente pelo IPMA com dados de temperatura, humidade relativa, velocidade do vento e precipitação acumulada nas últimas 24 horas.
A perigosidade de incêndio florestal indica a probabilidade de um local ser afetado por um incêndio e depende da ocupação do solo, do declive e das áreas ardidas. As cartas de perigosidade são atualizadas anualmente pelo ICNF.
Com base nos valores diários de FWI e das classes de perigosidade, calcula-se o risco de incêndio florestal usando uma matriz de ponderação. O valor é depois divulgado pelo IPMA.
Fonte: Metodologia de Cálculo do Índice de Risco de Incêndio Florestal (RCM), IPMA
Fogo
Nos últimos anos, tem aumentado o número de grandes incêndios que atingem as áreas rurais. Pela dimensão e intensidade do fogo, esta nova geração de incêndios dá origem a áreas ardidas mais extensas, com impacte socioeconómico significativo e perda de vidas.