Curiosidades
Adeus verdes. Olá amarelos, castanhos e avermelhados. Assim são as folhas de outono, que todos os anos trazem uma nova palete às florestas, bosques, parques e jardins. Descubra o que motiva a mudança e porque são estas – e não outras – as cores do outono.
Descubra mais
Turismo e Lazer
Muita água, formações rochosas admiráveis, árvores centenárias e flores vibrantes. Este é o cenário que o espera quando se encontra perante o melhor de dois mundos: a força das quedas de água e alguns dos mais belos habitats de floresta. Do Gerês ao Algarve, passando por Açores e Madeira, tome nota de sugestões de cascatas entre florestas que pode encontrar em Portugal.
Saberes & Sabores
Quando folheamos um livro ou nos sentamos à mesa raramente pensamos na origem do papel ou da madeira que temos à frente. Todos sabemos que vieram das árvores, mas quão sustentável foi esse processo? Será que implicou a destruição da floresta ou, pelo contrário, que provém de áreas onde as árvores se plantam e colhem segundo critérios exigentes de sustentabilidade?
Espécies Florestais
Como as pessoas, muitas árvores e plantas viajaram de longe e fixaram-se em novos territórios. Ao longo de milénios, várias destas árvores e plantas exóticas chegaram a Portugal. Algumas naturalizaram-se e hoje consideramo-las nossas.
Árvores Monumentais
Chamam-lhe pinheiro marítimo, mas é na verdade um pinheiro-bravo (Pinus pinaster Aiton) igual a tantos outros. Por nascerem junto ao oceano, estes pinheiros foram “dobrados” pela teimosia dos ventos e sal marinhos, que os forçaram a crescer junto ao solo, em emaranhados ondulantes que lembram serpentes.
Turismo e Lazer
A cerca de 40 quilómetros de Lisboa, é possível passear por entre a vegetação que serve de abrigo a veados, gamos, javalis, raposas, pequenos anfíbios e inúmeras aves. A Tapada de Mafra estende-se ao longo de cerca de 1200 hectares e é o destino ideal para um dia tranquilo, num cenário de floresta, esquecido da azáfama da cidade.
Curiosidades
Se nunca viu pinhas do tamanho de bolas de futebol, ainda está a tempo porque existem, em Portugal, diversos exemplares de Araucaria bidwillii, a árvore conhecida pelas suas pinhas gigantes. Para encontrar um deles, a uma distância de segurança, rume ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra ou a outros parques e matas em diversos pontos do país.
Árvores Monumentais
Ao longo de mais de 500 anos de história, o carvalho mais antigo da Península Ibérica não teve uma vida fácil. Ainda assim, o Carvalho de Calvos manteve o porte e a beleza. Hoje é valorizado como património único e deu até origem a um centro de educação ambiental.
Saúde e Bem-estar
O recurso às propriedades curativas das plantas para procurar alívio da doença e da dor é ancestral. Transmitidos desde as mais antigas civilizações, os conhecimentos foram aperfeiçoados e muitas partes de árvores e plantas oriundas da floresta continuam a ter aplicações medicinais e farmacológicas.