Vídeo
“Temos uma paisagem moldada pelas nossas opções de consumo e, na prática, pelas opções de consumo da maioria, ou seja, de quem vive nas cidades”, refere Henrique Pereira dos Santos, especialista em ordenamento e gestão da biodiversidade, para explicar que as áreas florestais que temos hoje resultam mais das dinâmicas produtivas que se vivem no espaço rural do que de estratégias com força da lei.
Consequências da perda de biodiversidade e caminhos para preservar os habitats de floresta e outros hotspots de biodiversidade em Portugal.
Brevemente
Vídeo
As florestas atenuam os efeitos das alterações climáticas. Esta atenuação pode ditar parte da nossa sobrevivência, refere Cristina Máguas, presidente da Federação Ecológica Europeia e professora na Universidade de Lisboa. A especialista alerta: já estamos fora dos limites do que é seguro para o planeta no que respeita a alterações climáticas, perda de biodiversidade e deposição de oxido de azoto.
Vídeo
O sector florestal é estratégico para a economia nacional. Importa conciliar interesses e caminhar para uma floresta sustentável do ponto de vista socioeconómico e ambiental, reconhecida pelo seu capital natural e onde o risco de investimento seja reduzido. Descubra mais sobre este tema pela voz de Teresa Soares David, investigadora do INIAV.